Nestes dias conturbados do início de 2020, quando o mundo esta em isolamento, como você empresário, construtor, arquiteto pode continuar apresentando seu trabalho e vendendo seus imóveis?
Um Stand de vendas hoje em dia não tem a menor chance de estar aberto e atrair dezenas de prospectivos clientes, mas nem por isso o mercado precisa parar.
Estamos diante de uma nova realidade e ela é virtual. Com centenas de milhares de profissionais indo trabalhar em Home-Office, as ruas ficando vazias e o comércio fechado vão surgindo novas ou nem tão novas formas de mostrar seu produto ou serviço.
O Tour Virtual 360 já existe há um bom tempo e vem crescendo lentamente, mas com esta nova realidade ele se tornou uma ferramenta de venda básica, quem não tem já está atrasado.
Mas então o que é o Tour Virtual 360 e a quem se destina.
O Tour Virtual 360 com imagens imersivas é uma maneira já consolidada de proporcionar aos seus prospectivos clientes a sensação de estar em um imóvel e poder de forma intuitiva conhecer em detalhes o projeto, sem ter que ficar visualizando um monte de imagens convencionais, e que normalmente não retrata a realidade do local e sem a necessidade de uma visita presencial em um apartamento decorado.
O Tour se dá pela junção de várias imagens feitas em 360º e interligadas.
Além de simplesmente fazer um Tour Virtual por um imóvel, ou seja, ver o ambiente, é possível a inserção de diversos elementos que trazem novas possibilidades ao passeio, por exemplo, pode ser colocado em cada ambiente mostrado informações sobre acabamentos, dados geográficos, links para preenchimento de cadastro e muito mais e o visitante vai descobrindo estas informações de forma intuitiva e interativa.
Dentro do Tour Virtual existem diversos controles para uma melhor experiência. É possível afastar ou ampliar a imagem (zoom) para ver detalhes, auto-rotação, visualização das miniaturas das fotos, além de toda a navegação que também é possível ser feita através do mouse no caso de computadores ou através de toques se for visualizado em Tablets ou celulares.
Um grande diferencial em ralação as imagens estáticas é a possibilidade do uso de Óculos de realidade Virtual.
É aqui que fica realmente interessante.
Seja com um celular em um VRBox ou com dispositivos mais avançados como o GearVR, quando o Tour Virtual é visualizado desta forma ele sobe o nível da apresentação, pois o usuário pode então realmente se sentir no local, como se estivesse no decorado, mas com algumas vantagens. Com o simples movimentar de sua cabeça ele olha em toda sua volta, aciona funções, escuta o som ambiente e navega entre os ambientes podendo conhece-lo em detalhes e sem pressa pois o Tour Virtual 360 não é uma animação que tem um tempo de exibição pré-definido.
Outras vantagens sobre o decorado é que o prospectivo cliente ou comprador pode retornar ao Tour quantas vezes quiser e em qualquer horário pois ele fica em uma plataforma on-line. Sem a pressão do corretor do seu lado ele pode andar pelo apto, discutir a futura decoração com seu parceiro e realmente se visualizar morando ali no futuro.
E quando ele resolver entrar em contato ele pode fazer isso de dentro do próprio tour acionando um formulário por exemplo.
Alguns podem pensar, mas, e o atendimento personalizado do corretor, sim este atendimento é importante mas ele vai ocorrer quando o cliente já estiver “quente” para a compra.
Em um stand de vendas o corretor pode atender um número limitado de pessoas e muitas delas só querem perguntar alguma informação simples gastando o tempo do corretor em vão. Mas quando uma pessoa envia um formulário pelo Tour, ela já se apaixonou pelo imóvel e a possibilidade da venda é muito maior.
Além disso o Stand é um local físico e tem limitações de espaço, o tour virtual não, por ser online pode ser visualizado por centenas de pessoas ao mesmo tempo.
Talvez em um evento de fim de semana para atrair cliente ao stand de vendas você gaste um valor considerável, mas por uma fração deste valor você pode organizar um evento online, uma live por exemplo onde todos os presentes serão incentivados a entrar no tour, pode-se promover até uma caça ou tesouro dentro do tour, quem achar primeiro determinado item, ganha alguma coisa de bônus para o apartamento novo, etc
As possibilidades são muitas realmente.
Mas será que é pra você?
Pense o seguinte, pode ser utilizado pelas mais diversas empresas e instituições como bares e restaurantes, eventos, construtoras, imobiliárias, shoppings, clínicas, arquitetos e designers de interiores ou qualquer estabelecimento comercial.
Além disso há um ano atrás seria algo inovador ter um tour, mas hoje quem não tem deve estar em fase de desenvolvimento pois o mundo mudou e quem não acompanhar vai ficar pra trás.
O Tour Virtual não veio para substituir o Stand de vendas mas para somar e no atual panorama se tornou indispensável.
O momento atual, não só no Brasil mas no mundo estamos em um ponto de virada, a crise e a Pandemia que vivemos vai passar mas os hábitos das pessoas nunca mais serão os mesmos.
Depois do choque atual o mundo se encaminha para um cenário ainda mais digital, onde muitos verão as vantagens do Home Office e muitos outros ainda continuarão com algum medo de se colocar em grandes eventos. E é neste cenário que o Tour virtual, contatos e reuniões on-line, contratos fechados via site vão se tornar muito mais frequentes.
E este não é um fenômeno brasileiro mas um padrão mundial, praticamente todos os países do mundo estão com medo mas todos concordam que o mercado não pode parar, e neste sentido proliferam pelo mundo soluções online para tudo, felizmente até aqui no Brasil a infraestrutura de rede e internet não é das piores e todas as soluções podem ser exploradas. Num futuro próximo com redes mais rápidas o contato online entre produtores e consumidores se desenvolverá ao ponto de se tornar o padrão.
A maioria das evoluções tecnológicas não é tão rápida, o próprio Tour Virtual não é novo. Mas de tempos em tempos algo grande ocorre, infelizmente a história mostra que coisas ruins trazem mais mudanças, como guerras por exemplo e no caso atual uma pandemia global.
Sendo assim, não espere muito, acompanhe o mercado, fique atento e principalmente se adapte.
Se tem algo realmente importante para todo empresário é a capacidade de adaptação.
Ferramentas vem e vão, algumas ficam mais tempo e outras menos, mas cada uma tem seu valor e seu tempo.
No mercado atual o tour virtual encontrou seu momento, você vai aproveitar ou deixar passar?
Acredito que o Tour Virtual vem ganhando cada vez mais força e gerando assim uma economia com decorado !!